CUIDADOS COM SUA TATUAGEM

Siga corretamente os cuidados passados pelo profissional. Lembre-se que o resultado final estará na sua pele.

Como cuidar da sua tatuagem

Os cuidados abaixo são recomendações nossas. Nada aqui deve ser absoluto e principalmente ser mais importante que os cuidados que o seu tatuador recomendou. Ele deve ser consultado quando você tiver dúvidas ou problemas.

Após realizar sua tatuagem, você estará com um plástico filme pvc protegendo a região. Retire ele após as primeiras horas (2 a 3 horas) e lave a tatuagem com água corrente e sabonete neutro.
Massageando a região com cuidado, verá que sairá uma secreção, uma mistura de sangue e tinta dentre outros, isso é normal no primeiro dia.
Após esta primeira limpeza ou no primeiro dia se possível, passe gelo na região tatuada afim de resfriar o local e promover um conforto para a região. Você verá que após este procedimento, sua tatuagem não estará mais liberando tanta secreção quanto antes.
Não deixe o gelo parado na pele e pode fazer uma compressa com bolsa térmica se preferir.
Após tomar seu banho, caso seja morno ou quente ou demorado, lave a região tatuada com água fria. Provavelmente o calor do seu banho pode abrir novamente os póros da pele e liberar secreções.

É normal o local parecer estar ou estar inchado. Quando se tratar de braço ou perna, você pode resolver ou alivir isso erguento o membro enquanto estiver em tempo ocioso.

Atenção!

Utilize a pomada que SEU TATUADOR indicou. Não invente de usar pomadas que segundos e terceiros informaram. Se o seu tatuador indicou esta ou aquela pomada é por que ele sabe que é o que funciona para o tipo de trabalho que ele faz.

Agora uma dica pessoal que funciona comigo e meus clientes.

Após retirar o plástico filme pvc que eu coloco, eu recomendo no primeiro dia, lavar a tatuagem diversas vezes, leia lavar a tatuagem e não deixar de molho e não esqueça de passar o gelo.
O ato de lavar a tatuagem não deixará que a secreção que vai sair, seque e forme casquinhas mais grossas. Casquinhas grossas, muitas das vezes, é sangue seco. Com certeza você vai querer arrancá-la porém se não formar estas casquinhas, menor as chances de você querer "futucar a região".
Se você cuidar desta forma no primeiro dia e também no segundo dia se for possível, ai no terceiro dia estará uma pele fininha e branca saindo da tatuagem, como se você estivesse ido para a praia e ficou com o rosto ou as costas descascando. Pois então, conseguir deixar sua tatuagem com esta casquinha mantendo ela super limpa nestes 2 primeiros dias, isso quer dizer que a sua tatuagem esta já 80% bem cuidada e verá que ela vai aparentara estar tão bonita quanto no dia que você realizou o procedimento e o tatuador tirou foto.
Os demais cuidados a seguir são explicados abaixo e todos os tatuadores, creio eu, vão concordar com os tópicos a seguir.

Dica da Pomada

A pomada indicada é para manter uma hidratação na pele e até mesmo ajudar a sua restauração. Não existe uma regra absoluta para quantas vezes deve ser passada ou por quanto tempo. Então o que posso lhe dizer é que se você tem a pele mais oleosa, verá que não precisará passar muitas vezes e neste caso umas 3 vezes por dia, será o suficiente na maioria dos casos, já se você tem a pele mais seca, com certeza terá que utilizar durante o dia diversas vezes afim de não deixar sua tatuagem muito ressecada o que provoca rachaduras e possíveis inflamações ou desconforto.

O que não fazer nos primeiros dias

Os hábitos abaixo devem ser seguidos nas próximas 4 semanas para garantir uma boa cicatrização.

  • Não usar roupa muito apertada, pois evita a respiração da pele e também pode acabar puxando as casquinhas de pele que ajudam na cicatrização.
  • Não retirar as casquinhas que começam a se formar nos primeiros 4 dias após a tatuagem, pois ainda podem estar ligadas a camadas mais profundas da pele, onde a tinta ainda está se alojando;
  • Evitar pegar sol, porque os raios UV causam inflamação da pele e podem acabar deslocando as camadas de tinta da tatuagem, além de atrasar a cicatrização;
  • Não coçar a tatuagem, pois pode agravar a irritação da pele e promover o surgimento de uma infecção devido à presença de bactérias debaixo das unhas;
  • Não mergulhar a tatuagem em água, especialmente em locais públicos como piscinas ou praias, pois a grande parte das bactérias se desenvolve na água, aumentando o risco de infecção;
  • Evitar passar creme em excesso na tatuagem, principalmente cremes com petróleo, pois criam uma barreira que impede a pele de respirar e cicatrizar corretamente;